quinta-feira, 4 de julho de 2013

Auto Conhecimento

5ª Regra da BOA SORTE
“Se você deixar para amanhã o trabalho que precisa ser feito, a Boa Sorte telvez nunca chegue”
inspirado no livro A Boa Sorte – Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes.


Pense por um momento em como você age diante de um desafio ou de uma mudança, não importa se é no seu ambiente pessoal ou profissional, se como gestor, líder, gerente, empresária (o), pai ou mãe. Será que sua atitude quando precisa agir é de proatividade ou procrastinação. Em geral você começa agir no momento necessário ou descobre uma razão para adiar o que precisa ser feito? Faça uma reflexão por alguns instantes, reveja como são as suas ações quando diante de um novo trabalho, uma tarefa, uma mudança, uma oportunidade.

Muito Bem! Se a sua resposta é que você age com rapidez, confiança, compromisso, então provavelmente hoje desfruta de uma vida mais plena de realizações e deve ter sucesso em todas as áreas que atua. Mas se por um acaso não é esta a sua realidade não precisa se desesperar, você age como a maioria das pessoas. É muito comum que por razões diversas a maioria das pessoas tenha a tendência de pensar ou sonhar com o que desejam de forma intensa, mas no momento de agir o fato de ser desconhecido, imprevisível, novo, faz com que tenda a criar motivação para adiar sua conquista.

O ser humano tende a se manter no local onde se sente confortável por conhecer seus limites, sua realidade e ambiente. Mesmo que a situação não traga conforto ou bem estar, ainda assim eu sei lidar com o que tenho. Procrastinar significa criar para si justificativa para adiar algo ou não fazer, é a capacidade que temos de mudar nossas ações com a indução de que assim teremos melhores resultados ou conforto, um exemplo seria adiar um passeio porque pode chover não enviar o currículo porque não está atualizado, deixar que a pessoa desejada vá por medo de ser rejeitado, não investir em um negócio ou trabalho porque alguém disse que pode não dar certo.

As desculpas que damos aos nossos fracassos são enormes e com fundamentos, porém sempre negativas, a razão pela quais alguns conseguem sucesso é que mesmo diante dos desafios, incertezas e negativas a sua fé pessoal será maior, será maior o desejo de vencer e ter sucesso. Se por um acaso não der certo vale pelo aprendizado e sempre posso começar de novo, seguir em frente com a certeza de posso conseguir. Algo que eu aprendi e jamais esqueço é que a palavra “ERRO” não tem siguinificado na minha vida, o que tenho são lições e fatos, suportes para que as atitudes sejam melhores e mais seguras, indicadores de como não agir ou estagnar.

Não importa se o que estamos falando é de uma empresa, onde há um projeto de crescimento, novos mercados, novos processos, buscar e reter talentos. Os desafios estão postos, o mercado é cada vez mais dinâmico e competitivo, os concorrentes mais ferozes e capazes e os clientes mais exigentes, portanto não adianta deixar para amanhã o que se deve mudar hoje com o risco de que já não se tenha mais razão. Assim como não se deve adiar os projetos profissionais e pessoais com a desculpa de que não se tem tempo, não conheço, não sei se dou conta, ou qualquer outra desculpa esfarrapada.

Quando estiver diante de algo novo ou um desafio pergunte a si mesmo o que poderá fazer para que tenha sucesso, quais são os seus recursos e competências, o que deve fazer primeiro, mas jamais esqueça a razão pela qual está fazendo este esforço e qual será o benefício alcançado. Somente vale a pena buscar algo em que acreditamos de fato e que tem a ver com o nosso propósito de vida, Mantenha-se fiel a sua essência e tenha sempre fé em seu poder criativo, faça agora o que precisa ser feito para que seus sonhos se realizem.

Agradeço a oportunidade de mais uma vez me dirigir a você, pois assim cumpro a minha missão de vida e profissional, que é contribuir para que os sonhos se realizem e que as pessoas possam atingir seu máximo potencial. Caso ainda tenha alguma dúvida do que fazer e como fazer será um prazer conversar e mostrar como o Coaching pode fortalecer sua condição de criador.

Abraços!!
Coach & Professional Trainer
facebook.com/gustavoscoach



Nenhum comentário:

Postar um comentário